A AMANDA é uma Instituição sem fins econômicos, fundada pela atual diretora da instituição Luiza Falcão, em janeiro de 2000 e localizada em Fortaleza. Desde então, vem desenvolvendo trabalhos junto aos jovens desenhistas, preparando estes para um mercado que vem se desenvolvendo consideravelmente e com excelentes perspectivas de crescimento. A instituição utiliza-se da metodologia de produção de “filmes-exercícios”, que são resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante as aulas.
Missão
1. Profissionalizar e qualificar jovens artistas que não têm oportunidade de desenvolver seus talentos, na promissora atividade das Artes Visuais, inicialmente no cinema de desenho animado;
2. Trabalhar a arte do desenho animado como instrumento de afirmação e transformação das perspectivas de vida dos jovens artistas, de suas famílias e das comunidades nas quais estão inseridos;
3. Inserí-los no mercado das artes.
Atividades
- Cursos básicos e profissionalizantes de Desenho e Animação;
- Turmas contínuas;
- Estudos de estilos e movimentos;
- Elaboração de roteiros;
- Pesquisa de estilos variados de épocas antigas, de linguagem;
- Oficinas de criatividade e produção de “filmes exercícios” e vinhetas educativa;
- Mini-aulas de sete em sete dias com avaliação de conteúdos para aperfeiçoamento do desenho e inserção destes nos padrões exigidos de capacitação profissional.
Benefícios Sociais
- Capacitação profissional e geração de emprego e renda para os participantes;
- Fortalecimento dos laços afetivos e familiares;
- Valorização e formação do artista cearense;
- Fortalecimento do participante para o enfrentamento do mercado de trabalho;
- Aglutinação do trabalho de artistas locais, principalmente poetas populares, violeiros e músicos na produção de “filmes exercícios” e vinhetas;
- Integração com movimentos culturais e resgate da cultura local;
- Redução do déficit social, a partir do desenvolvimento das competências e profissionalização dos jovens;
- Desenvolvimento da criatividade e do potencial empreendedor dos jovens;
- Conhecimento da própria realidade;
- Visitação de núcleos de produção culturais, bibliotecas, teatro, museus, num processo rico e participativo onde todas as experiências são aproveitadas para pesquisa e discussões temáticas;
- Participação mais ativa para o desenvolvimento cultural nas comunidades.
Problemas
Tendo em vista que a Associação, apesar de não ser um projeto atual, nunca se utilizou de qualquer comunicação para divulgar suas atividades, detectou-se que o problema que a comunicação deve resolver é sua pouca visibilidade pela sociedade e principalmente pelo seu público-alvo e possíveis colaboradores.
Objetivos de Comunicação
- Aumentar a visibilidade da Associação;
- Atrair novos jovens para fazer parte do Curso Profissionalizante de Desenho e Animação;
- Buscar novos colaboradores para os projetos desenvolvidos pela Associação.
Conceito de Comunicação
A valorização da cultura regional é o conceito-chave para entender todo o trabalho da Associação, além do intercâmbio de experiências, também de grande importância para um trabalho produtivo e bem-feito. Com isso, o conceito de comunicação da campanha será a busca pelo compartilhamento de sonhos, de talentos; pelo aprimoramento; pela profissionalização; pelo crescimento coletivo, dando sempre cor à vida dos que já fazem e dos que querem fazer parte deste Mundo.
Público-alvo
O público-alvo principal da campanha são jovens, de 16 à 26 anos, que tenham habilidade de desenhar. A campanha visa ainda atingir jovens que saibam pintar, utilizar programas gráficos, fazer animação e atuem, principalmente, nas áreas de administração, pedagogia, comunicação, história, arquitetura, contabilidade, marketing, estilismo e moda, sendo ou não formados, dispostos a serem voluntários da AMANDA.
Estratégias de Criação
- Criar uma campanha que tenha a projeção como fator motivacional, ou seja, deve-se fazer com que o público-alvo queira fazer parte do mundo oferecido pela Associação. A campanha deve apresentar as aspirações do público, algo que ele não tem, mas que deseja ter;
- A abordagem deve ser emocional, apelando para os benefícios que ele adquire ao fazer parte desse projeto social;
- A linha criativa é a lúdica, em que se faz imaginar um mundo que gera conhecimentos, artistas, integração, etc., e até um futuro profissional.
Estratégias de Mídia
- Banner - veiculado nos seguintes locais: CEFET, UFC (CH1, CH2 e Arquitetura, FEAC), Unifor, FANOR, FIC e Fa7;
- Stand – montado um dia em cada local acima citado para a exibição de um curta já produzido pela AMANDA e para a distribuição de panfletos;
- Fanzines - distribuídos nos locais acima citados, além dos seguintes: FGF, Marista Católica, FaC, FACE e IESC.
Banner/Panfleto
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