Oficina
Tema: Programação visual e Fotojornalismo
Data: 16 de maio de 2009
Local: Centro Cultural Manduca Marinheiro (Timbaúba- CE)
Facilitadores: Thais Martins (6J) e Waldenia Marcia (6J)
Semestre: 2009.1
No último dia 16, jovens de Timbaúba participaram de oficinas de programação visual e fotojornalismo no Centro Cultural Manduca Marinheiro. O conteúdo visto será colocado em prática por eles durante a produção da nova edição do jornal “Fala Timbaúba!”.
As oficinas são uma iniciativa do Programa de Assessoria Técnica e Sócio-cultural às Rádios Comunitárias do Ceará (Parc) e foram ministradas pelas estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Ceará Thais Martins e Waldenia Márcia. Emanuele Sales, monitora do programa, também participou do evento.
Com o objetivo de introduzir noções de programação visual e fotojornalismo, durante toda a oficina foi travado um diálogo acerca da importância de um planejamento gráfico para o jornal, bem como a escolha e utilização das fotografias pelo mesmo. Ainda em relação à fotografia, além das questões técnicas também foram abordados alguns conceitos éticos relacionados à conduta do fotógrafo.
Oficina de Programação visual e Fotografia em Timbaúba – data: 16/05
Cronograma
Manhã: 9h30 – Chegada / Dinâmica de apresentação / Crachás e apresentação de cada um (40 min)
O objetivo era conhecer os alunos e estabelecer um sentimento de empatia mútua. Enquanto falavam, pudemos perceber algumas características particulares como timidez e desembaraço.
10h10– Bloco Teórico (40 min): O que é programação visual?
O objetivo deste momento era introduzir noções de programação visual, destacando a necessidade que o jornalismo possui de estabelecer um contato com o leitor desde a visualização rápida de uma página. Falamos também sobre tipologia e organização dos textos e imagens na página impressa. Usamos como exemplos os jornais O povo e Diário do Nordeste.
10h50 – Discussão (30 min)
Aqui, ressaltamos a importância de um planejamento gráfico para o jornal e trouxemos essa discussão para O Fala Timbaúba! .
11h20 – Lanche (20 min)
11h40 – Bloco Prático: Como se faz uma capa de jornal?
Com papel madeira e recortes de jornais impressos, os jovens montaram uma capa de jornal procurando pôr em prática as noções de aproveitamento de espaço e distribuição de texto e imagem na página. O trabalho foi feito em equipes. Ao final, cada grupo apresentou o resultado de sua prática, explicando os motivos das escolhas.
12h30 - Almoço
Tarde:
14h00 – Mostra de fotografias (30min)
O objetivo aqui foi mostrar uma série de fotografias e explicar, utilizando como exemplo a histórias das fotografias, alguns conceitos de fotojornalismo.
14h30 – Bloco Teórico I (15 min): Leitura crítica do fotojornalismo
Aqui nós travamos uma discussão ética acerca do fotojornalismo. Foram discutidos casos como o do fotógrafo Tiago Brandão que teve que escolher entre fotografar ou salvar uma criança que não sabia nadar de um afogamento.
14h45 – Bloco Teórico II (15min): Noções básicas de fotografia
Algumas questões técnicas da fotografia no jornalismo foram apresentadas e discutidas com os alunos, como a questão da temporalidade, da objetividade e da narrativa nas fotos. Foi discutido, também, o que seriam as principais preocupações de um fotógrafo, como o que fotografar, como enquadrar e como editar a imagem.
15h00 – Lanche
15h20 – Bloco Prático (1h)
Os alunos foram divididos em três grupos e cada grupo saiu pra fotografar com o objetivo de trazer um ensaio com algum tema que já havia sido pré-determinado. Cada aluno deveria bater três fotos e depois apresentar as fotografias relacionando-as com algum tema. Os temas propostos foram: Água, BR 116, Pessoas e Cajueiros.
16h20 – Descarregar as fotos (10 min) As fotografias tiradas pelos alunos foram passadas ao computador para que eles pudessem realizar a apresentação.
16h30 – Exposição e avaliação das fotografias tiradas (20min)
Aqui os alunos explicaram como suas fotografias se relacionavam com os temas propostos.
16h50 – Considerações finais / Despedida (10min)
domingo, 7 de junho de 2009
Programação visual e fotojornalismo são temas de oficinas ministradas em Timbaúba
Marcadores:
Jornalismo no 3º Setor,
Parc em Timbaúba,
Thais Martins,
Waldenia Marcia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário