segunda-feira, 27 de abril de 2009
Oficinas de Entrevista, Perfil e Ética com o Entrevistado em Timbaúba
Oficina
Tema: Entrevista
Data: 18 de abril de 2009
Local: Centro Cultural Manduca Marinheiro (Timbaúba- CE)
Facilitadores: André Bloc (6J), Arilo Silva (6J) e Emerson da Silva (7J)
Semestre: 2009.1
Cronograma da Oficina
Dinâmica de Apresentação – 9h30min às 10h – Apresentação breve dos participantes (facilitadores e alunos), falando um pouco de Jornalismo e da própria vida. Destaque para o discurso emocionante do Emerson, que interessou tanto aos meninos, quanto aos outros facilitadores.
Bloco Teórico – Funções e Usos da Entrevista - 10h às 10h50min – Discussão sobre a vitalidade da Entrevista na redação de uma matéria. Breve exposição dos tipos e finalidades de entrevista e exercício de noção básica de entrevista (um jogo começado pelos próprios meninos de perguntas-e-respostas com o Emerson).
Exposição de Material - Vídeos – 10h50min às 11h30min – Exposição de dois vídeos e conseqüente debate sobre eles. O primeiro de uma entrevista ao vivo e muito mal-feita (concedida por Marcelo Camelo à TV União durante o Ceará Music – 2006) e uma entrevista pré-programado, montada e cheia de cortes (sobre o caso Eloá Pimentel, concedida por Nayara ao Fantástico). Ressaltando qualidades, defeitos e aguçando o senso crítico, deu-se um debate sobre os vídeos. O destaque foi a noção ética já demonstrada pelos alunos, questionando se a matéria sobre o caso Eloá não seria tendenciosa, por mostrar apenas um lado.
Lanche – 11h30min às 11h50min
Avaliação e Retrospectiva – 11h50min às 12h20min – Avaliação do primeiro módulo e retrospectiva de alguns conceitos-base.
Almoço – 12h30min às 14h
Dinâmica Retrospectiva – 14h às 14h40min – Se fez necessária uma retrospectiva rápida do que foi visto pela manhã, já que cerca de metade dos presentes não haviam estado no Centro Cultural pela manhã (devido a ser sábado letivo).
Bloco Teórico – Pré e Pós-Produção - 14h40min às 15h20min – Apresentação dos conceitos de pré e pós-produção. A importância do diálogo, uso de gravações, a pauta, os cortes e diversos conceitos. Gancho ético no tratamento do entrevistado.
Exposição de Material - Perfis e Entrevistas Ping-Pong – 15h20min às 16h – Divisão em dois grupos e análise detalhada de dois textos de entrevistas ping-pong das Páginas Azuis do jornal “O Povo”. Uma com o General Torres de Melo e outra com o “Seu Lunga”. Exposição do tipo de entrevista e apresentação dos conceitos básicos de perfil.
Lanche – 16h às 16h30min
Mini-Bloco Teórico – 16h30min às 16h50min – Debate sobre perfil e Avaliação do exercício anterior. Distribuição diferentes tipos de perfis entre os alunos.
Dinâmica Final (Bloco Prático) – 16h50min às 17h15min – Entrevista Coletiva concedida por Emerson da Silva – Temas Guiné-Bissau e África. Foi distribuída e lida em grupo uma pauta sobre a África e Guiné-Bissau e foi aberto para uma entrevista coletiva com Emerson, africano, estudante da UFC e facilitador da oficina.
Impressões Gerais do Grupo de Facilitadores
Os jovens do Centro Cultural se mostraram dispostos a trabalhar e quase sempre muito atentos. A maioria se mostrou tímido, mas aos poucos a maioria se soltou. A ressalva se deu pelo número menor de alunos do que o costume do projeto, já que no dia 18 estava programado para ser um sábado letivo na Escola local. Então tanto a assiduidade quanto à participação se mostraram menores do que o esperado.
O número menor de alunos possibilitou um desenrolar do cronograma mais rápido o mais fácil, fazendo com que a Oficina de Entrevista se desenvolvesse também nos temas Perfil de Entrevista e Ética com o Entrevistado, sendo essa segunda uma aglutinação entre a Oficina Leitura Crítica da Mídia e Ética Jornalística, ministrada dia 4 de abril com a Oficina de Entrevista.
O desenvolvimento foi dinâmico e o fluxo de atenção constante, em especial nas práticas de grupo e no exercício final (houve uma mudança no programa e foi incluída uma Entrevista Coletiva com um dos facilitadores, Emerson da Silva, já que o interesse dos alunos nele foi logo evidenciado, pois este foi o primeiro africano a visitar Timbaúba, segundo fontes locais).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário