Tema: Leitura Crítica da Mídia e Ética na Comunicação
Local: Centro Cultural Manduca Marinheiro (Timbaúba)
Facilitadores: Camilla Viégas (6J), Isabela Monteiro (6J), Lívia Nunes (7J) e Ranne Almeida (6J)
Semestre: 2009.1
Data: 04.04.09
Nós escolhemos realizar a Oficina de Leitura Crítica da Mídia e Ética na Comunicação com os jovens do Centro Cultural Manduca Marinheiro, no município de Timbaúba, para dar continuidade ao trabalho já iniciado no semestre 2008.2, pela então monitora do Parc, Andréia Costa. Há três anos, jovens com idade entre 13 a 20 anos se reuniram com a finalidade de produzir um jornal local - Fala Timbaúba. Nele, assuntos ligados ao dia-a-dia da cidade e do Centro Cultural são noticiados através de textos feitos e editados pelos jovens “jornalistas”.
Com a produção parada por falta de pessoas interessadas, as oficinas ministradas pelos membros do Parc têm como intuito capacitar e formar um novo grupo para dar prosseguimento ao jornal. Assim, visando apoiar o projeto e incentivar a melhoria gradativa do jornal, nosso grupo formado por quatro estudantes de jornalismo - Camilla Viégas, Isabela Monteiro, Lívia Nunes e Ranne Almeida – comprou a idéia de ministrar duas, das seis oficinas planejadas ao longo do semestre, em parceria com a atual monitora Emanuele Sales.
Seguindo o cronograma já pré-estabelecido, no dia 04 de abril, ministramos nossa primeira oficina para um grupo de 25 alunos, onde foram abordados os seguintes temas: O que há por trás da notícia? e Ética na comunicação. A oficina teve a carga horária de 6hs, dividida em dois blocos de 3hs, que mesclou teoria e prática. Dentre as atividades estavam amostras de vídeos, construção de painéis, seminários e produção de sócio-dramas. Trabalhamos com os seguintes conceitos: interesse público e interesse do público, ética, credibilidade, imparcialidade, sensacionalismo, dentre outros.
Impressões
O grupo se mostrou bastante interessado e atento durante toda a oficina. Apesar da timidez, os jovens realizaram as atividades propostas com dedicação. No decorrer da oficina, já mais familiarizados com o assunto, eles opinaram e participaram dos debates. Embora o tema abordado fosse novidade para 90% da turma, ao final, já pudemos observar um novo olhar deles sobre o papel da mídia.
Cronograma
9h - Dinâmica de apresentação (30 min)
>> Detalhamento: Nesse momento nos apresentamos e falamos um pouco da nossa experiência como comunicadores. Em seguida, a fim de conhecermos o perfil do grupo, pedimos para que se apresentassem, dizendo nome, idade e o principal meio de informação deles.
9h30min - Bloco teórico (50 min)
· Seminário: O que há por trás da notícia? (20 min)
· Amostra de vídeo (William Bonner noticiando a morte do Roberto Marinho e Reportagem sobre a estréia da Record News) (10 min)
· Debate sobre os conceitos trabalhados e os vídeos (20 min)
>> Detalhamento: Ranne e Isabela apresentaram ao grupo o conceito de interesse do público e interesse público, fazendo a devida diferenciação através de exemplos. Para ficar mais claro, apresentamos dois vídeos sobre o tema. O primeiro deles foi o que William Bonner passou longos 4 minutos noticiando a morte de Roberto Marinho, chegando inclusive a chorar. O segundo, ainda mais longo, com quase 10 minutos, mostrava uma reportagem feita pela Record sobre a estréia da Record News. Após os esclarecimentos, abrimos espaço para debate e estimulamos a participação dos alunos através de perguntas e indagações.
10h10min - Lanche (20 min)
10h30min - Bloco Prático (50 min)
· Produção de painel sobre a mídia
>>Detalhamento: Para um melhor aproveitamento, pedimos para que o grupo se dividisse em cinco equipes com cinco alunos. O intuito dessa atividade era que os alunos, através de colagens e frases, expressassem o modo como eles vêem a mídia hoje e como eles gostariam que a mídia fosse? O objetivo dessa atividade era levá-los a uma reflexão sobre os pontos positivos e negativos da mídia e os pontos a serem melhorados.
11h20min - Bloco de avaliação (40 min)
>>Detalhamento: Após a conclusão dos painéis, os grupos tiveram que apresentá-los para as outras equipes, explicando o ponto de vista deles.
12h - Almoço
14h - Dinâmica (30 min)
· Sócio-drama sobre o que é ética.
>>Detalhamento: Também em equipes, o grupo através de uma encenação teve que dramatizar alguma cena que representasse, para eles, a ética ou a falta de ética.
14h30min - Bloco teórico (50 min)
· Seminário: O que é ética?/ Ética na Comunicação. (20 min)
· Discussão do Código de Ética do Jornalista (30 min)
>>Detalhamento: Nesse segundo seminário, Camilla e Lívia apresentaram as definições de ética e a diferenciação entre ética e moral. Após introduzir o assunto, foram trabalhados os conceitos de ética na comunicação, onde foram apresentados alguns princípios da ética na comunicação, assim como ações que vão contra a comunicação ética e de qualidade. Depois dos os respectivos temas terem sido bastante trabalhados e exemplificados, foi feita a leitura e explicação dos principiais tópicos do Código de Ética do Jornalista.
15h20min - Lanche (20 min)
15h40min - Bloco Prático (40 min)
· Amostra de vídeo sobre ética (Caso Eloá/ /Jornalismo Policial) (15 min)
· Debate (25 min)
>>Detalhamento: Assim como na primeira amostra, os vídeos foram apresentados e, posteriormente, discutidos, levando em consideração os conceitos estudados de imparcialidade, credibilidade, sensacionalismo. Mostramos o vídeo em que toda a mídia se mobilizava para cobrir o caso Eloá, transformando-o numa telenovela, e dois vídeos em que repórteres policiais vendiam o sofrimento dos outros.
16h20min - Análise do jornal Fala Timbaúba (40 min)
>>Detalhamento: Em grupos orientados por nós, os alunos analisaram o jornal Fala Timbaúba, destacando aspectos positivos e aspectos a serem melhorados, sempre pautados no que foi estudado no decorrer da oficina. Após a análise em equipe, os alunos expuseram suas opiniões para o grupo.
17h - Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário