Após uma série de
encontros entre alunos de jornalismo e o projeto JovemTude (Jovens com Atitude)
para entender o funcionamento do grupo, a equipe formada pelos estudantes da
disciplina Jornalismo no Terceiro Setor (Alan Barros, Aline Conde, Danilo
Castro, Marília di Albuquerque e Thiago Andrade) ministraram duas oficinas com
a intenção de ensinar algumas ferramentas de comunicação que pudessem ajudar na
manutenção e divulgação das ações realizadas pelos integrantes do JovemTude.
De acordo com Aline
Conde, uma das facilitadoras, promover esse encontro com os jovens é
fundamental, pois dá um retorno do curso à sociedade. “Todos nós temos direito
a nos comunicarmos bem. O pessoal do Jovemtude trabalha diretamente com
comunicação e eles precisam se apropriar dessas questões mais técnicas. É uma
maneira de trazermos a UFC para dialogar com o mundo”, diz.
Para Thiago Andrade, o
principal dever dos estudantes de jornalismo é agora monitorar o trabalho do
JovemTude em seus produtos comunicacionais para saber se houve uma verdadeira
contribuição. “A gente espera agora que eles possam crescer ainda mais e que
tanto o relacionamento com o público alvo deles quanto o relacionamento com a
imprensa seja ainda melhor”, acrescenta.
Flávio Ferraz, um dos
integrantes do JovemTude, revelou que o grupo já tem tentado seguir grande
parte do que foi passado pelas oficinas e muitas pessoas já declararam que têm
percebido a adoção de uma nova postura.
“Aos poucos o grupo
está se adaptando a esse formato mais coerente, e percebemos no retorno das
pessoas que nós estamos mudando. Estamos com uma postura mais profissional. E
isso foi muito bom, pois nos sentimos mais seguros ao elaborar um texto e a que
tipo de conteúdo postar nas redes sociais”, acredita Flávio Ferraz.
Antes de mostrarmos o teor das oficinas, é preciso relembrar o que é o projeto desenvolvido pelo Jovem Tude desde 2005. O grupo JovemTude é um dos parceiros do Instituto de Juventude Contemporânea (IJC). Cinco integrantes atuam hoje no grupo na organização de oficinas temáticas para jovens dos bairros de Fortaleza e Região Metropolitana.
O grupo trabalha com cinco temáticas que fazem parte do objetivo principal do grupo: orientar a juventude acerca dos direitos sexuais e reprodutivos, com foco na prevenção. Dentre as temáticas que o grupo aborda, estão gênero, sexualidade, movimento LGBT, DSTs e métodos contraceptivos.
Conteúdo das oficinas
Como o grupo Jovemtude tem a internet como o principal meio de comunicação com seu público, a primeira oficina foi realizada com base em toda uma fundamentação teórica sobre o webjornalismo. Além de mostrar as principais técnicas utilizadas para a produção de um conteúdo estruturalmente jornalístico, os estudantes também deram dicas sobre como seria a melhor forma de publicação de conteúdo nas redes sociais.
Como o grupo Jovemtude tem a internet como o principal meio de comunicação com seu público, a primeira oficina foi realizada com base em toda uma fundamentação teórica sobre o webjornalismo. Além de mostrar as principais técnicas utilizadas para a produção de um conteúdo estruturalmente jornalístico, os estudantes também deram dicas sobre como seria a melhor forma de publicação de conteúdo nas redes sociais.
O JovemTude passou a conhecer conceitos como lead, pirâmide invertida, hiperlink, tags, intertítulos e etc.
Ao final de todo o
processo, cada integrante teve como tarefa de casa a produção de uma notícia
sobre a oficina realizada para aplicar todas as técnicas jornalísticas
ensinadas pelos estudantes.
Na segunda oficina, tendo fornecido as bases do webjornalismo aos integrantes do JovemTude, os estudantes universitários focaram os trabalhos em assessoria de comunicação, também mais voltados para sua utilização na internet.
Além de explicar e diferenciar os conceitos de assessoria de imprensa e de comunicação, ressaltou-se a importância de um plano de assessoria de comunicação para o grupo, com o intuito de projetar a instituição na mídia para reforçar sua credibilidade junto à imprensa, à sociedade e ao seu público alvo.
Foram apresentadas ao JovemTude as funções e as ferramentas utilizados pelos profissionais da área para otimizar o trabalho de assessoria. O grupo e os facilitadores da oficina também debateram questões referentes à comunicação interna.
Veja alguns dos passos existentes no material que foi entregue aos integrantes do JovemTude:
1) Antes de inserir
o nome do grupo em diversas redes sociais, é necessário que elas sejam sempre atualizadas.
Se achar que não terá tempo de alimentar constantemente seu perfil do Twitter,
por exemplo, utilize ferramentas como o HootSuite. Nela é
possível programar postagens com data e hora com bastante antecedência.
2) É importante que
o conteúdo postado na fanpage da "Campanha A3 eu topo" no facebook
seja compartilhado também por uma página oficial do JovemTude na rede.
3) O conteúdo
compartilhado não deve se restringir às imagens da campanha. Alimente as redes
com informações com frequência, porém cuidado para não exagerar. Ninguém gosta
de seguir um perfil que publica dez, vinte informações seguidas por dia.
4) O YouTube tem
desde 2008 um programa para apoiar entidades sem fins lucrativos. Essas
instituições podem ter, gratuitamente, um canal especial, incrementar a
divulgação do trabalho que realizam e ainda por cima arrecadar donativos dentro
do site. Também recebem dicas e ferramentas do Google para ajudá-las a ser mais
eficientes na produção de vídeos.
5)
Assessoria de Imprensa: Serviço prestado às instituições
públicas e privadas, que se concentra no envio frequente de informações
jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral.
Esses veículos são os jornais diários; revistas semanais, revistas mensais,
revistas especializadas, emissoras de rádio, agências de notícias, sites,
portais de notícias e emissoras de tevê.Um trabalho continuado de Assessoria de
Imprensa permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de
comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade.
6) Assessoria de Comunicação: A ampliação das atividades das
Assessorias de Imprensa. Trata-se da elaboração de planos de comunicação mais
abrangentes. Esses planos devem privilegiar uma comunicação eficiente não
apenas junto à imprensa, mas posicionando as organizações de forma a
estabelecer uma interlocução com ética e responsabilidade social, comprometida
com os valores da sociedade junto aos seus mais diversos públicos.
7) Funções da
Assessoria de Comunicação: Criar um plano de comunicação
(estabelecer a importância deste instrumento tanto no relacionamento com a
imprensa como os demais públicos internos e externos);
colaborar para a compreensão da sociedade do papel da organização;
estabelecer uma imagem comprometida com os seus públicos; criar canais de
comunicação internos e externos que divulguem os valores da organização e suas
atividades; detectar o que numa organização é de interesse público e o que pode
ser aproveitado como material jornalístico; desenvolver uma relação de confiança
com os veículos de comunicação; criar instrumentos que permitam mensurar os
resultados das ações desenvolvidas, tanto junto à imprensa como aos demais
públicos etc.
8) Algumas ferramentas utilizadas pela
assessoria de comunicação: Release; mailling-list de jornalistas; press release; nota à imprensa; press kits para imprensa; newsletter; clippings etc.
9) Dicas
para otimizar a assessoria de comunicação na internet: Texto
para a imprensa (e para o site/blog) no formato de notícia, ressaltando o novo
no contexto da instituição; notas para Facebook e Twitter enfatizando alguns
aspectos da notícia; vídeos para o canal do grupo no Youtube; gravação de
áudios para rádios e podcasts; o blog
reproduz todas as notícias criadas para a atividade de assessoria de imprensa,
em seu formato específico; o material produzido no formato de texto pode ser
gravado, também, no formato de áudio, assim como uma entrevista podem ser
enviados às rádios em MP3 e costumam ser aproveitados na íntegra. Várias rádios
não têm áreas de jornalismo e valorizam conteúdos informativos e/ou dicas; as publicações
do Twitter, Títulos das notícias do site/blog, vídeo ou foto com link reduzidos;
notícias relacionadas à área de atuação; pequenas informações em tempo real
sobre algo que esteja acontecendo; interação com perguntas e enquetes; reprodução
automática dos tweets etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário