A rotina do Colégio Estadual Casa Jovem II, localizado no município de Igrapiúna (BA), mudou com a chegada de uma oficina de comunicação social. As oficinas tinham como objetivo desenvolver um espaço que possibilite a discussão e apropriação de alguns aspectos técnicos dos diversos veículos de comunicação, sendo ministradas por Wesley Lima, educando do curso de Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
A ideia de discutir comunicação no seio escolar surgiu por meio de Wesley que encontrou apoio na direção do Colégio. Juntos, conseguiram desenvolver três dias de estudos e práticas comunicacionais que impulsionaram a construção de novos veículos.
As oficinas traziam como metodologia a exposição de alguns aspectos técnicos sobre a construção textual e o fotojornalismo, em seguida, os educandos praticavam o que foi aprendido em pequenos grupos de estudo.
Colégio Estadual Casa Jovem II
De acordo com Ademário Reis, Diretor do Colégio, “O Casa Jovem possui uma direção preocupada com o rendimento escolar dos educandos. Pensando nisto, quando aparece alguém que propõe contribuir para o fortalecimento educacional, são bem vindos”.
A comunicação é uma área já trabalhada a muito tempo no colégio. Como exemplo: a Rádio Jovem Mix, que funciona dentro do colégio por meio de altos falantes com a contribuição de uma parcela dos educandos;
Desta forma, as oficinas iriam contribuir para o fortalecimento desse meio de comunicação e criar novas possibilidades.
Durante as oficinas foi possível consolidar grupos de trabalho para as diversas atividades comunicativas, como: rádio, internet e a construção de um boletim escolar.
“O espaço de estudo proposto foi o primeiro passo. Agora os educandos devem se organizar para colocar em prática o que foi aprendido, levando em consideração sua realidade. Fazendo com que os aspectos sociais e culturais sejam o ponto chave para o desenvolvimento e fortalecimento desses meios”. Afirma Wesley Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário