X de junho de 2012, entre as 14 e as 17h
Após entrevistas com a equipe do Movimento Emaús Amor e Justiça e visitas à sede da entidade, constatamos as ações de comunicação desenvolvidas por eles, bem como as necessidades na área. Como ferramentas de comunicação, foram identificados grupo. Foram elas: panfletos informativos,site, Blog e dois perfis na rede social Facebook. Quanto às necessidades, é perceptível a carência do Emaús de uma assessoria de comunicação estruturada, no entanto, a falta de recursos financeiros a curto prazo faz que com que a criação de uma assessoria não seja prioridade. Pensando nisso, a nossa equipe decidiu colaborar, orientando os responsáveis pelo Emaús a trabalharem com o que eles tinham de mais acessível: as redes sociais.
Apontamos o público que o Emaús quer atingir e o dividimos em três grupos: Comunidade, doadores e empresas. Após identificar os objetivos do Emáus (a curto prazo, atrair doações de qualidade para o bazar; a médio prazo, conscientizar os doadores da importância da ajuda deles e tornar públicas as ações sociais do Emaús; a longo prazo, a construção do Complexo Pirambu Social), explicamos a importância da comunicação para o 3º Setor e suas implicações com a sociedade e o poder público. Então, passamos as orientações de como melhorar o uso das redes sociais.
Quanto à rede social Facebook, orientamos que uma atualização constante no perfil do Emaús passaria a idéia de que o trabalho realizado pela entidade estaria em pleno funcionamento, além de servir de retorno para o público doador e patrocinador. Criar uma fanpage para divulgar as ações do movimento, seja através de notícias ou fotos, seria essencial. Sugerimos também que fosse criado um álbum com o título “Informações e Doações”, ou similar. No álbum, fotos permanentes serviriam como panfletos virtuais, explicando um pouco sobre a história do Emaús, as atividades desenvolvidas, como fazer as doações, qual tipo de material o Emaús recebe e qual tipo não é útil, além de telefones para contato.
Sobre os panfletos, sugerimos que fossem destacadas as informações relativas ao teor das doações recebidas pelo Emáus, como o estado em que os objetos devem estar e de que forma as doações poderiam ser feitas. Para ampliar o contato, sugerimos que no panfleto viessem inclusas informações como telefones para contato, endereço da página do Facebook e site.
O último aspecto abordado foi o crowdfunding, uma modalidade de financiamento difundida na internet na qual um grande volume de pessoas que participam doando quantias variadas de modo a viabilizar algum tipo de projeto. A intenção era utilizar o método para garantir os recursos necessários para a construção do Complexo Social do Pirambu. A ideia também já estava sendo trabalhada pela equipe.
Equipe Movimeto Emaús Amor e Justiça:
Jéssica Colaço, Juscelino Ramos, Carlos Pinheiro e Isabel Filgueiras
Equipe Movimeto Emaús Amor e Justiça:
Jéssica Colaço, Juscelino Ramos, Carlos Pinheiro e Isabel Filgueiras
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