Ministrantes: Renato, Laila, Iane, Carlos, Aurísio
6 de dezembro, entre 16 e 18h
Após conversar com o titular da disciplina, decidimos trabalhar o gênero coluna com os alunos, focando nas dificuldades que eles possuíam em português.
A oficina iniciou-se com a conceituação do que era uma coluna e a apresentação de suas diferenças em relação a outros tipos de textos opinativos. Na sequencia, trouxemos diversos exemplos do que são colunas em suas variadas vertentes (esportiva, social, política...) e fizemos um resgate histórico de seu surgimento no Brasil.
A partir daí, começou a parte prática da oficina. Trouxemos vários exemplos de erros em textos de colunas (alguns forjados, outros publiicados nas colunas originais) dos mais diversos tipos, desde gramaticais até erros de informação. Também trouxemos exemplos em que eles mesmos tiveram que localizar os erros, corrigindo-os em seguida.
Para finalizar, todos encaminharam-se ao laboratório de informática, onde puderam desenvolver o que acabaram de aprender em sala, produzindo uma coluna de dois drops. O tema foi definido pelos próprios alunas, que enviaram usa colunas para a professora Márcia Vidal em seguida, que encarregou-se de corrigi-los
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
muito boa a iniciativa.
cupinzeirodeideias.blogspot.com
Journalism is still news, hard core as it is.
A oficina iniciou-se com a conceituação do que era uma coluna e a apresentação de suas diferenças em relação a outros tipos de textos opinativos. Na sequencia, trouxemos diversos exemplos do que são colunas em suas variadas vertentes (esportiva, social, política...) e fizemos um resgate histórico de seu surgimento no Brasil.
feng shui
Postar um comentário