A equipe ministrante, composta por Fernando Benevides, Nayana Siebra, Raissa Câmara, Ranniery Melo e Roberta Tavares, alunos da disciplina de Jornalismo no 3º Setor, procurou, através de exemplos práticos, mostrar o processo de construção de um texto telejornalístico.
Num primeiro momento, Raissa contribuiu com informações relacionadas à estrutura organizacional e cotidiano de uma redação de TV, pontos necessários para compreender a agilidade com a qual os textos devem ser escritos. Os alunos que participavam da oficina demonstraram-se bastante interessados nesse momento, fazendo diversas perguntas sobre o que Raissa falava.
Em seguida, Roberta explicou as características do texto para televisão, mostrando a relação do texto com a imagem e os erros comuns que devem ser evitados. Nayana e Ranniery, então, explicaram a estrutura básica das diversas maneiras como a informação pode ser dada num telejornal, abordando a questão da notícia, dos elementos de uma reportagem (off, sonora, passagem), etc. Fernando propôs um exercício de adaptação de um texto em meio impresso para a linguagem televisiva. Os alunos de Jornalismo da Terra colaboraram dando sugestões de como o texto poderia ser aperfeiçoado.
Por fim, a turma foi dividida em duas salas para a realização de um exercício prático. A partir de uma reportagem exibida pelos oficineiros, os alunos deveriam construir um comentário baseado nas características do texto para TV. O momento proporcionou uma troca de ideias sobre o conteúdo abordado e os alunos puderam ter um espaço para sanar suas dúvidas com maior clareza.
Um comentário:
Many participants, kudos!
Postar um comentário