A oficina de radiojornalismo aconteceu no próprio prédio do curso de comunicação da UFC no dia 25 de novembro, das 16 às 17h40min. No evento estavam presentes os estudantes da turma de jornalismo da terra da UFC.
A oficina
Primeiramente, os organizadores da oficina realizaram uma dinâmica para conhecer um pouco o grupo. Na atividade, os estudantes foram convidados a colocar em uma sacola algum objeto significativo que tivessem consigo naquele momento. Depois, os objetos foram retirados pelos organizadores que pediram para que as demais pessoas adivinhassem a quem pertencia cada objeto. A partir daí, pode-se descobrir um pouco sobre os interesses e as características das pessoas presentes. Em seguida, os organizadores revisaram alguns conceitos básicos de texto radiofônico, como presença de frases curtas e palavras simples, dentre outras. A finalidade foi relembrar alguns elementos de linguagem radiofônica antes de partir para a parte prática da oficina.
Então, foi analisada uma matéria radiofônica a fim de exemplificar a linguagem jornalística produzida para esse meio. Após esse momento, foi solicitado que os estudantes produzissem um comentário de rádio com base no tema da matéria, a questão da acessibilidade. Eles então puderam aplicar o conteúdo brevemente revisado na oficina através da atividade.
Para finalizar, foi entregue a cada participante uma tarjeta em que eles puderam escrever os pontos negativos, os positivos e as sugestões acerca das atividades da oficina. Após uma avaliação da opinião dos participantes, pode-se notar que eles sentiram falta de mais tempo para executar a tarefa solicitada durante a oficina, assim como de uma atividade prática que envolvesse o uso do estúdio e o treino de locução.
Equipe de radiojornalismo. Turma: jornalismo no terceiro setor. Caroline Brito, Igor Gadelha, Pedro Vasconcelos, João Victor Sales, Hayanne Narlla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário