A oficina de webjornalismo II teve o intuito de complementar os conteúdos assimilados na primeira oficina sobre o tema. Das 16h as 17:40h, os alunos do curso de Jornalismo da Terra puderam aprofundar conhecimentos refentes às características do texto de internet, bem como tirar dúvidas sobre o tema e discutir assuntos referentes ao veículo em questão.
A equipe, formada pelos alunos Isabela Bosi, Juliana Diógenes, Mariana Freire, Marina Mota e Nut Pereira se dividiu em dois grupos. As duas primeiras realizaram a oficina no laboratório de informática B, enquanto que o restante ministrou os conteúdos no laboratório A.
Primeiramente, a equipe realizou uma dinâmica de apresentação entre os participantes, em que cada um disse o seu nome e o local de origem. Depois, foi feita uma explanação sobre as características do texto de internet (texto curto e direto, multimidialidade, hiperlink e fontes na internet).
No segundo momento da oficina, a turma trabalhou com a correção de um texto para a web. Os participantes identificaram características antes mencionadas e sugeriram mudanças, como o encurtamento do texto, imagens e vídeos.
Em seguida, foram distribuídas notícias de jornal impresso entre os participantes da oficina. O objetivo era de que os textos fossem adaptados nos moldes do webjornalismo. Os alunos produziram os textos sob a orientação dos oficineiros.
Alguns, mas ágeis, terminavam em dez minutos. Outros pediam calma, fazendo-nos perceber que cada um tem um ritmo, um tempo, uma cadência. E o curioso de dar oficinas é justamente saber respeitar cada estudante como se fosse você próprio. Foi possível aprender bastante com cada um, à sua maneira.
Durante a orientação dos oficineiros, alguns estudantes pensavam em voz alta as teorias mencionadas na primeira hora de aula, demonstrando ter captado bem o assunto. Perceber o interesse constante deles nos motivava a ter mais e mais vontade de estar do lado, acompanhando.
Foi notável o interesse maior deles na segunda parte da aula: a mão na massa. Aspirantes a jornalistas gostam mesmo é de se meter com produção, com prática. A sensação de poder proporcionar um momento de aprendizado e de estímulo à sede e ao conhecimento para nós, facilitadores, foi o mais positivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
They are very much willing and focused on their tasks?
You're so interesting! I do not suppose I have read something like that before. So great to find someone with some genuine thoughts on this topic. Seriously.. thank you for starting this up. This site is something that's needed on the internet, someone with some originality!
Also visit my web blog ranger forum
Practicіng these exercises іmproves flexibility of eye
muscles and enhances eye vision. Eye exercises improvе ƴour vision and at the same time are qսite relaxing and rejuvenating.
Տeеms like the same paгalysis is also happening at the local and state leνel.
Feel freе to surf to my webpage :: Restore my Vision pdf
Postar um comentário