No segundo momento
começamos a explanar o que seria trabalhado durante os dois dias,
falamos sobre comunicação, o que é uma noticia, e perguntamos o
que entendiam sobre informação e notícia. Tivemos um bom
desempenho sobre as respostas dos participantes.

Partimos
para a parte prática da oficina, orientamos aos jovens a escreverem
uma pequena notícia de dois ou três parágrafos. Dividimos o grupo
em três equipes, para esse momento disponibilizamos 20 min. Em pouco
tempo os jovens produziram o pequeno texto, percebemos que dois
grupos tiveram mais facilidade.

Relatório da
oficina – 14/10
Manhã:
Novamente
iniciamos com uma dinâmica para facilitar o entrosamento do grupo.
Após a dinâmica pedimos aos jovens que relembrassem as atividades
realizadas no dia anterior e se tinham dúvidas e perguntas para
iniciarmos os próximos trabalhos.

Noções
de entrevistas: Para
produzirmos boas entrevistas precisamos planejar e elaborar bem todo
o processo. O primeiro passo é escolher o tema. O segundo é
elaborar bem as perguntas e em terceiro, pensar as fontes que serão
entrevistadas. Colocamos para os jovens os que são perguntas abertas
e perguntas fechadas, como também os tipos de entrevistadores.
A participação dos
jovens foi muito positiva nas leituras coletivas, em perguntas para
tirar dúvidas e também colaborando nos debates. Encaminhamos os
jovens para as equipes para produção da pauta da entrevista.
Orientamos para pensarem temas que seriam fáceis de serem
elaborados, levando em conta o tempo para produzir e fontes para
serem entrevistadas.

Tarde:

Para facilitarmos o
entendimento explanamos os nove passos para produzir um sociodrama
(em anexo). Também para reforçarmos sobre o tema apresentamos um
exemplo que foi produzido pela turma de jornalismo da terra durante o
tempo escola.
Sentimos que seria
um trabalho mais difícil para a turma, então resolvemos dividir em
apenas dois grupos para que eles pudessem produzir um roteiro de um
sociodrama.
Os temas
escolhidos para serem trabalhados foram à pobreza, com ênfase nos
mendigos que moram nas ruas e pedem esmolas. O segundo tema foi a
falta de respeito com os pais, no entanto o grupo não conseguiu
desenvolver.
Avaliação
do sociodrama: Para
a turma o sociodrama foi à tarefa mais difícil, mas podia ter sido
muito melhor se a turma tivesse mais atenção nas explicações.
“precisamos de mais tempo para desenvolver essas atividades”. Diz
Elenita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário