domingo, 30 de novembro de 2008
Oficina de Rádio Escolar - Parte I
As formigas do Parc ajudaram na construção de mais uma rádio escolar: a da Escola de Ensino Fundamental Estado do Paraná, no Montese. A parceria escola/Parc resultou na realização da seqüência de oficinas que muniu líderes e vice-líderes de turma com informações, criticidade e técnicas radiofônicas.
Depois de adquirir um equipamento de som, os gestores da escola imaginaram: por que não fazer desse material o instrumento para a criação de uma rádio feita pelos alunos? Segundo a coordenadora Maria Aparecida, o objetivo principal era envolver os jovens em atividades de fora da sala de aula e aproximá-los mais da escola. Por isso, ela chamou o Parc.
Torná-los aptos para a produção da rádio escolar exigiu o trabalho de cinco formigas: Emanuele Sales, Luar Brandão, Roberta Félix, Mayara Araújo e Lílian Oliveira. O cronograma foi dividido em dois módulos: possibilidades do rádio para a escola, facilitado pelas duas primeiras; e técnicas do rádio escolar, pelas últimas. Este texto é resultado do primeiro módulo do projeto.
Durante duas semanas, entre imprevistos e alunos dispersos, desenvolvemos as oficinas "teóricas" sobre a rádio-escola para duas turmas: a da manhã e a da tarde. Abaixo, o roteiro executado na primeira parte do projeto:
Dia 15/10
Turma tarde:
14h às 14h20: Apresentações entre equipe e alunos. Explicação do projeto rádio escolar e do cronograma das oficinas.
14h20 às 14h50: Conversa sobre os programas de rádio que eles ouviam. A discussão foi o mote para entrarmos na leitura crítica do rádio.
14h50 às 15h: Apresentação do rádio como veículo de informação, não só de entretenimento.
Turma Manhã:
Não compareceu.
Dia 20/10
Turma tarde:
14h às 14h45: Rádio-foro Topic 55 e leitura crítica. Discussão sobre diferentes possibilidades do rádio.
14h45 às 15h: Introdução aos formatos radiofônicos: rádio-drama e boletim informativo.
Turma Manhã:
Não compareceu.
Dia 22/10
Turma tarde:
14h às 14h30: Roteiro e execução de um rádio-drama pela turma dividida em equipes.
14h30 às 14h45: O gênero rádio-revista e seus formatos.
14h45 às 15h: Rádio-foro Programa Outras Ondas 2008.1 (Parte 1).
Turma Manhã:
15h às 15h15: Apresentações entre equipe e alunos. Explicação do projeto rádio escolar e do cronograma das oficinas.
15h15 às 15h30: Conversa sobre os programas de rádio que eles ouviam. A discussão foi o mote para entrarmos na leitura crítica do rádio.
15h30 às 15h50: Rádio-foro Topic 55 e leitura crítica. Discussão sobre diferentes possibilidades do rádio.
15h50 às 16h: Dinâmica de locução a partir de textos de jornal impresso, apresentando o formato boletim informativo.
16h às 16h30: O gênero rádio-revista e seus formatos. Rádio-foro Programa Outras Ondas 2008.1 (Parte 1).
Dia 23/10
Turma tarde:
14h às 14h30: Rádio-foro Programa Outras Ondas 2008.1 (Parte 2). Discussão sobre reportagem, rádio-debate, boletim informativo, entrevista e gêneros de entretenimento.
14h30 às 15h: Discussão de como esses formatos poderiam ser abordados pelos alunos para a rádio escolar.
Turma da manhã:
Não compareceu.
Dia 27/10
Feriado
Dia 29/10
Turma da tarde:
14h às 14h20: O que é lide / Produção de um lide.
14h20 às 14h30: Recapitulação dos formatos radiofônicos.
14h30 às 15h: Produção do roteiro de pré-projeto / Anúncio do módulo 2.
Turma da manhã
15h às 15h30: Rádio-foro Programa Outras Ondas 2008.1 (Parte 2). Discussão sobre reportagem, rádio-debate, boletim informativo, entrevista e gêneros de entretenimento.
15h30 às 16h: Discussão de como esses formatos poderiam ser abordados pelos alunos para a rádio escolar.
16h às 16h30: O que é lide / Produção de um lide / Leitura de cada um em voz alta.
16h30 às 17h: Produção do roteiro de pré-projeto / Anúncio do módulo 2.
Com os alunos da tarde encontramos mais dificuldades. Alguns não sabiam mesmo porque estavam ali, mas a gente explicou ;p. Outros não acreditavam "nessa história de rádio". No fim das contas, no entanto, percebemos o envolvimento e o interesse em querer aprender. E eles aprenderam.
Os alunos da manhã, apesar de mais novos, tinham uma criticidade mais aguçada, que nos favoreceu. Devido à falta de organização da coordenação, essa turma não compareceu a três dos encontros. Resolvemos, então, estender as oficinas em mais de uma hora (este era o tempo estipulado para cada aula).
Foram cinco horas de oficinas para a turma da tarde e três horas e meia para a da manhã. Por esta ser uma turma mais tranqüila, em que não perdíamos tempo com dinâmicas de concentração, o tempo menor não causou prejuízos.
Ao final das oficinas, percebemos que o conteúdo planejado foi executado com sucesso e aproveitado pelos participantes. Os alunos estavam preparados para a segunda etapa das oficinas para a rádio Escola Estado do Paraná.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
necessario verificar:)
Postar um comentário