A oficina foi realizada no Colégio Municipal Filgueiras Lima, em Fortaleza-CE, nos dias 20 e 21 de outubro de 2008, pelos alunos de Comunicação e Cultura, Frederico Elias, Jaíza Chagas, Lahisla Vilar e Patrícia Bastos.As inscrições foram realizadas uma semana antes no próprio colégio. A oficina contou com a participação de 21 alunos das turmas de 3º ano do ensino médio e cursinho pré-vestibular.
Os alunos se mantiveram interessados e participativos durante toda a oficina, principalmente quando questionados a respeito da opinião deles sobre as propagandas que foram mostradas para ilustrar a teoria. Não foram necessárias muitas dinâmicas de concentração ou de estímulo à participação, pois os alunos estavam sempre prontos para discutir e realizar as atividades propostas.
Após uma breve apresentação de cada dos partcipantes,iniciamos uma exposição sobre a realidade da atividade publicitária e como está o mercado de trabalho para os profissionais dessa área, pois os alunos eram todos pré-universitários e estão no momento de escolher que carreira pretendem seguir. Alguns alunos se mostraram interessados em prestar vestibular para publicidade e se sentiram mais estimulados a fazer essa escolha.
Depois, foram feitas exposições teóricas sobre temas relacionados à publicidade, como técnicas de criação publicitária, legislação publicitária e responsabilidade social na propaganda. A maior parte do tempo foi utilizada para a exposição do conteúdo, que era comentado a cada ponto. Como exercício prático, dividimos a turma em duas equipes para que os alunos trabalhassem os conceitos aprendidos até o momento, através da criação e exposição de uma campanha para a própria escola, foi um momento muito dinâmico pois os alunos mostraram interesse e criatividade.
Durante os intervalos, foram fornecidos lanches levados pela equipe realizadora da oficina.Um momento que os alunos gostaram muit
o foi o momento de exposição e comentários sobre campanhas novas e antigas, muitas desconhecidas por eles e outras que eles tiveram a oportunidade de relembrar.
A oficina foi muito proveitosa tanto para nós que realizamos como para os alunos que demonstraram ter gostado muito e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o fascinante mundo da publicidade.
1º dia
1ª parte: 8h às 10h
1) Apresentação da Oficina
Apresentamos aos alunos os objetivos da oficina e os conceitos que seriam trabalhados.
Tempo: 10 minutos
2) Apresentação dos Alunos
Nos apresentamos, como também cada aluno que além do nome e a turma da qual faz parte disse para que curso pretendia prestar vestibular no final do ano,e também se tinha algum interesse em publicidade ou jornalismo.
Tempo: 10 minutos
3) Bloco Teórico
Foram trabalhados os seguintes conceitos: A importância da publicidade na atualidade; diferença entre publicidade e propaganda; como funciona uma agência de publicidade; qual o perfil de cada profissional da publicidade; como é o mercado de trabalho.
Objetivo: fazer uma breve exposição de como funciona a publicidade e como é o trabalho dos profissionais dessa área.
Tempo: 40 minutos
4) Exercício Prático
Os alunos foram divididos em duas equipes de etiveram que trabalhar como em uma agência, onde cada um assumiu o papel de um dos profissionais de publicidade. Os alunos receberam os materiais (revistas, canetinhas, cartolina, etc.) e tiveram que soltar a criatividade confeccionando um anúncio para a escola.
Tempo: 40 minutos
5) Análise da Atividade Realizada
Cada equipe apresentou seu anúncio e explicou que mensagem eles tentaram passar a partir daí nós analizamos se estavam de acordo com a teoria exposta.
Tempo: 20 minutos
Intervalo: 10h às 10h20min
2ª parte: 10h20min às 12h20min
1) Dinâmica
Cada aluno disse qual a propaganda que eles mais gostaram de ver na televisão nos últimos dias.
Tempo: 20 minutos
2) Bloco Teórico
Foram trabalhados os seguintes conceitos: como a publicidade invade nossas mentes e nos persuade; técnicas de criação publicitária.
Objetivos: esclarecer os métodos utilizados pelos publicitários a fim de construir uma leitura crítica sobre a publicidade.
Tempo: 40 minutos
3) Exercício Prático
Os alunos serão divididos em equipes de quatro pessoas e criarão um texto publicitário para vender um produto de sua escolha.
Tempo: 40 minutos
4) Análise da Atividade Realizada
Exposição dos textos criados e análise de acordo com a teoria exposta.
Tempo: 20 minutos
2º dia
1) Bloco Teórico
Foram trabalhados os seguintes conceitos: legislação publicitária (CONAR, Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, Lei do Direito Autoral, Código de Defesa do Consumidor).
Objetivos: esclarecer os alunos sobre os códigos que regulamentam a atividade publicitária e dos direitos do receptor da mensagem da propaganda.
Tempo: 40 minutos
2) Exercício Prático
Foram mostrados anúncios que foram censurados e cada aluno disse por que motivo cada um deles teve a sua veiculação proibida.
Tempo: 40 minutos
3) Análise do Exercício Prático
Cada aluno disse se concorda ou não com a proibição e o porquê para promover a discussão sobre a ética na publicidade.
Tempo: 40 minutos
Intervalo: 10h às 10h20min
2ª parte: 10h20min às 12h20min
1) Bloco Teórico
Foram trabalhados os seguintes conceitos: o que é e para que serve o marketing social; responsabilidade social na propaganda; merchandising social; publicidade das ONG’s.
Objetivos: mostrar aos alunos que as empresas, através da propaganda, buscam se aproximar da sociedade, que está cada vez mais consciente de seus direitos e dos deveres das corporações.
Tempo: 30 minutos
2) Discussão da Teoria
Discussão sobre a responsabilidade social na propaganda através da exposição de propagandas e de merchandising social em novelas.
Tempo: 30 minutos
3) Vídeo
Foram exibidas algumas partes do documentário “100 Anos de Propaganda Brasileira”.
Objetivos: concluir a oficina e a discussão sobre a importância da publicidade na sociedade atual.
Tempo: 40 minutos
4) Conclusão da Oficina
Análise por parte dos alunos sobre a oficina e a relevância dos conteúdos dados para a melhor compreensão e visão crítica da publicidade.
Tempo: 20 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário