Tendo participado das oficinas de Leitura Crítica da Mídia, os futuros alunos de Comunicação Social, Sara Aragão, Darwin Marinho, Roger Pires, Marina Rosas e Bruno Aguiar relatam suas experiências nas atividades.
"Diagnóstico da oficina de leitura crítica da mídia"
A oficina de leitura crítica da mídia do seminário do PARC-UFC teve o objetivo de orientar os participantes quanto às possíveis visões existentes na mídia, dando ênfase à intenção dominadora dos meios de comunicação.
O primeiro dia foi direcionado à mídia impressa; nesse momento debatemos, orientados pelas oficineiras, acerca de conceitos do jornalismo, como: Sensacionalismo, Olimpianos e "faits divers"; que enriqueceram nossos conhecimentos.
No segundo dia, o tema foi televisão. Além de pôr em prática os conceitos trabalhados no dia anterior, analisamos as particularidades de um telejornal.
Contamos com a ajuda dos oficineiros e de um convidado, o editor chefe do jornal policial Cidade 190, que expôs suas experiências na área.
No encerramento, a discussão foi sobre comunicação na internet. Visitamos portais, sites e blogs, tendo maior contato com esse tipo de mídia.
Aprendemos com debates, dinâmicas, exercícios práticos e depoimentos a ter uma visão diferente do que nos é passado pelos meios de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário